Residência Horácio Mendes de Oliveira Castro

Residência Horácio Mendes de Oliveira Castro, localizada da Avenida Epitácio Pessoa, nº 2500, na Lagoa. Projetada e construída, em 1933, por Freire & Sodré esta casa é um dos exemplares mais impressionantes do estilo art déco do Rio de Janeiro. Essa pequena joia, revestida de pó de pedra, tem como característica a justaposição de formas cilíndricas e cúbicas que unidas resultam num formato único de casa. São dois andares com cerca de 180 m2. No primeiro piso estão duas salas, lavabos, copa e cozinha.

Já no segundo andar estão os três quartos e um banheiro deslumbrante pintado de preto com azulejos e louças azuis. Um desses quartos apresenta um terraço de planta circular que está apoiado por um pilar único. Abaixo desse terraço forma-se um espaço agradável de frente para a porta principal. Horácio, o primeiro dono, edificou a casa para viver com sua esposa Elza Machado Bitencourt.
Foi nela que eles criaram seus dois filhos e viveram até o final de suas vidas. Hoje, metade da casa pertence a um dos filhos do casal e a outra metade a um dos netos. Após a morte de Elza seu neto resolveu restaurar toda a residência com a supervisão do Instituto Art Déco Brasil.

A arquiteta Nanda Eskes comandou os trabalhos de restauro. O interior está como na década de 1930, repleto de objetos, maçanetas e luminárias que pertenceram à primeira dona na época de sua inauguração. Em 2013 começou a funcionar no espaço uma filial do escritório de advocacia de Luiz Claudio Kastrup de Oliveiro Castro, neto dos antigos proprietários. Foto de Guilherme Tarabini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *